Há inúmeras marcas que, constantemente, fazem collabs para impulsionar seus produtos ou serviços. Nesse sentido, uma grande collab deste ano foi a realizada entre Nike e Tiffany & Co, que divulgaram a criação do “Legendary Pair”, fruto da colaboração entre as duas empresas. As collabs consistem em parcerias entre marcas ou até mesmo com pessoas, para criação de produtos em conjunto com o objetivo de alcançar novos públicos por meio da inovação no portfólio com itens exclusivos. Atualmente, existe uma forte tendência para adesão às co-criações no mercado, de modo que são considerados os benefícios obtidos por meio desse processo, como o aumento do awareness de ambas as marcas e, consequentemente, das vendas e aumento da receita.

Coleção cápsula entre NBA x Louis Vuitton
Além disso, cabe destacar que os produtos são lançados como edição limitada, em que a exclusividade da aquisição impulsiona o desejo de consumo e o aumento do preço devido à demanda e período restrito de oferta. Assim, a novidade de parcerias inesperadas, como é o caso da coleção cápsula entre NBA x Louis Vuitton (2020) com peças estilizadas, que cria a oportunidade ideal para o destaque na mídia e veículos de comunicação e que passam a divulgar imagens do produto e, desse modo, promovem as marcas envolvidas.
Logo, ocorre o aumento do valor percebido da empresa no mercado, já que essa estratégia impacta diretamente nas percepções emocionais dos usuários, carregando simbologias e representações sociais, que intensificam a disposição dos demandantes em relação à compra do produto. Então, cria-se forte lembrança de marca entre os consumidores, fidelizando clientes e atraindo novos leads para os pontos de venda.

Collab Drew House X Crocs
A marca de roupas Drew House, do cantor canadense Justin Bieber, divulgou sua primeira collab com a Crocs em outubro de 2020, criando um sapato amarelo emborrachado estilizado com “pins” divertidos da Drew que esgotou em questão de horas. Além disso, a combinação entre as marcas impactou positivamente as ações da Crocs Inc., que subiram em 13% na Bolsa de Valores. Como resultado do sucesso dessa parceria, em 2021 as marcas uniram-se novamente para a criação de um segundo produto: a versão limitada da sandália Classic Long, na cor lavanda e decorada com “pins” dos personagens do universo da Drew House.

Collab Dior X Jordan Brand
Em uma colaboração exclusiva, a grife francesa Dior e a Jordan Brand lançaram o Air Dior em 2020. O famoso tênis norte-americano da Nike foi inicialmente lançado em 1985 e, nos dias atuais, é um dos produtos mais procurados entre os jovens da Geração Z. O Air Jordan 1 High OG Dior foi apresentado na passarela de pré-fall da Dior durante a Art Basel Miami, uma das maiores feiras de arte contemporânea. Nesse sentido, o mercado competitivo exige que as empresas mantenham-se em constante renovação e atuem em concordância com a demanda existente, bem como em concordância com as inovações do setor e as novas tendências.
Em suma, é nítida a tamanha importância das collabs para o mercado e para a ampliação do conhecimento de marca perante públicos que façam sentido para as envolvidas. Assim, ações inusitadas de Marketing podem ser estruturadas e potencializar uma lembrança criativa perante os consumidores.
Texto por: Victória Rebello