A nova colaboração lançada pela Louis Vuitton no início de 2023, com a artista Yayoi Kusama, de 91 anos, conhecida no mundo das plásticas, como uma das mais influentes deste século, por usar a arte como forma de escapar de sua doença, a esquizofrenia. Ademais, suas obras mais famosas foram resultados de alucinações, como as artes utilizadas por Yayoi nessa parceria com a marca, as famosas Painted Dots, Metal Dots, Infinity Dots, e Psychedelic Flower de Kusama.
Outrossim, as peças produzidas pela colaboração são “artesanais” , mas repletas de tecnologia, já que é usado a impressora 3D realista que imita as pinceladas à mão, uma técnica de serigrafia que tenta ao máximo reproduzir a arte feita pela artista. Portanto, para compor o design, as esferas metálicas utilizadas são aplicadas uma a uma, para adicionar um efeito de espelho às peças.
A segunda colaboração realizada por Yayoi Kusama e Louis Vuitton está viralizando nas redes sociais devido às instalações realizadas nas quatro maiores capitais do mundo: Tokyo, Paris, Nova York e Londres. Nos espaços físicos das lojas, foram instalados robôs muito realistas com o rosto da artista, que fazem as pinturas das tão icônicas bolinhas coloridas nas vitrines da Maison.
Devido a isso, essa estratégia de marketing tornou-se muito famosa nas redes sociais, em especial no “Tik Tok”, onde além das lojas da marca de luxo, mostram as pâtisseries decoradas com a identidade visual em questão. Portanto, a divulgação da nova coleção foi baseada na inserção de uma forte identidade de marca, usando as prestigiadas Painted Dots como símbolo principal da campanha, fazendo com que elas sejam ainda mais reconhecidas mundialmente.
Por fim, para encerrar sua estratégia a grife efetivou, ao som de Rolling Stones, a propaganda divulgada no mundo inteiro com modelos internacionais (como Bella Hadid). No comercial, elas realizam a pintura das circunferências na câmera de gravação, o que também remete a criatividade exposta nas vitrines já citadas anteriormente. Com essa tática, a Louis Vuitton conquistou tanto o ambiente físico quanto o online, que se completam e fazem a imagem da marca ser ainda mais marcante, com mais visibilidade e maior potência.
Texto por: Laís Moura