Stranger Things: As Estratégias de Marketing que Levaram ao Sucesso da Série.

A série Stranger Things é inspirada nos clássicos de terror dos anos 80 e foi lançada em julho de 2016 pelos irmãos Duffer. A história é situada em 1983, na cidade de Hawkins, Indiana, e, inicialmente, retrata o cotidiano de quatro amigos, porém, com o desaparecimento de um dos meninos, são revelados diversos mistérios sobrenaturais, o que desperta um desejo de busca pelo garoto enquanto os moradores lidam com os enigmas do local. 

Além disso, o seriado se embasa em elementos da vivência pessoal dos criadores, de forma a entregar uma experiência da década de 80, comum e acessível ao público, seja com músicas, roupas, ambientações ou brinquedos, o que gera maior nostalgia, principalmente para aqueles que cresceram nessa época. Devido a esse fator, a produção, mesmo antes de seu lançamento, já tinha seu nome como um dos assuntos mais falados naquele momento.

Outra forma de promoção utilizada foi o paralelo feito entre feriados temáticos americanos com as datas de lançamentos das novas temporadas, como no Halloween e no dia 4 de julho (Independência dos Estados Unidos). No Brasil, a divulgação foi feita de uma forma personalizada, utilizando de parcerias entre marcas, celebridades e personagens. Alguns exemplos são: as participações da Xuxa, Marília Gabriela, a personalidade da Chiquinha – do Chaves – e a empresa Bombril.

Além do mais, Stranger Things contou com o apoio da Coca-Cola, Spotify, Burger King, Domino’s e até o metrô de São Paulo, de forma a usar referências da série para a divulgação da própria. Sendo assim, os estabelecimentos foram decorados e produtos foram lançados com identidades visuais únicas, aproximando o público dos locais ao seriado. Desta forma, os criadores utilizaram estratégias de marketing, com o propósito de criar e compartilhar um conteúdo voltado para um público-alvo específico (por exemplo os itens dos anos 80).

Para a quarta temporada, o público começou a se perguntar o porquê da estreia ser dividida em dois volumes. O diretor-executivo da produção, Shawn Levy, veio a público declarar que a equipe não acreditava que todos os 9 episódios estariam prontos a tempo e, devido a isso, resolveram entregar os 7 primeiros com antecedência. Desta forma, ele manteria os fãs “alimentados” por semanas suficientes para terminar o segundo volume. A recompensa dessa ação foi maior do que o esperado, chegando a quebrar recordes:  a produção alcançou o topo do ranking de série de língua inglesa mais assistida da Netflix e, no dia 5 de julho, bateu mais de 1 bilhão de horas assistidas.

Diante do exposto, é notável o impacto de Stranger Things nas mídias, de forma a transformar tendências do mercado atual, bem como aproximar um público jovem aos anos 80 e gerar nostalgia para aqueles que viveram em tal época. Nesse sentido, essa influência alavanca o nome da série, de modo a constituir maior fidelidade por parte dos fãs, promovendo, a cada nova temporada, uma experiência única aos telespectadores. 


Texto por: Clara Monteiro Lobato.

Se inscreva na nossa Newsletter

Seja notificado semanalmente dos novos conteúdos produzidos pela equipe da ESPM Jr. acerca de marketing e tendências do mercado!

Ao prosseguir, você concorda com nossa Política de Privacidade.