Não é novidade que a quantidade de formatos de mídia explorados pela publicidade aumentaram infinitamente em comparação a antigamente, em que ela se mostrava basicamente na rádio, TV e jornais/revistas. Contudo, com a sociedade extremamente volátil, acelerada e hiperconectada, o comportamento e expectativas do consumidor tem se alterado cada vez mais, forçando as empresas a reverem suas estratégias de marketing em meio a esse grande leque de formas de mídia.
Em um mercado cada vez mais competitivo e imerso ao mundo da tecnologia e das redes sociais, o consumidor vem mudando. Atualmente, os indivíduos são bombardeados por informações a cada minuto e em qualquer momento de seu dia através de seus smartphones, relógios de rua, embalagens de produtos, placas nos metrôs, dentre muitos outros. Assim, é quase impossível não consumir publicidade convivendo em sociedade atualmente, visto que consumidores têm acesso a dados, opiniões, recomendações e críticas a qualquer momento.
Por isso, esse consumidor já aprende a coexistir em grupo sendo “treinado” a digerir toda essa propaganda. Desse modo, além de ele entender muito sobre como a comunicação funciona, ele tem se tornado muito menos inocente, mais exigente e menos suscetível a ter sua atenção captada. Dentre diversas mudanças de comportamento, é possível notar as seguintes: esperam interagir diretamente com as marcas, preferem conteúdos personalizados, desenvolveram um “cansaço” das formas tradicionais de marketing, estão mais atentos e exigentes quanto à transparência das marcas.
Dessa forma, as empresas têm ajustado suas estratégias de marketing a esse novo perfil de target. Com isso, a tendência do marketing está migrando de publicidade tradicional para marketing experiencial, digital, autêntico e engajador. Ao invés de propagandas em vídeo convencionais ou presença apenas em eventos, as marcas estão criando experiências imersivas, investindo em marketing de influenciadores, conteúdo digital,e participando ativamente da construção de comunidades em torno de seus produtos e valores.
Outrossim, a grande oportunidade para as empresas se conectarem com seu target desta forma é o festival Lollapalooza que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 desse mesmo mês. O Lolla é um dos maiores e mais famosos festivais de música e cultura do mundo, que ocorre anualmente em São Paulo. Além da grande presença da arte, durante o evento existem mais de 30 stands das marcas mais diversas para interagir com o público, como Bradesco, Smirnoff, Vivo, Riachuelo, Samsung, Coca-Cola, dentre outras.
Esses estandes se usufruem das mais diversas estratégias de marketing que são extremamente eficazes para o consumidor da era da informação. A Vivo,por exemplo, lançará a campanha “Raízes Vivas”, inspirada na Sumaúma, com experiências imersivas que misturam tecnologia e ancestralidade. A marca oferece um lounge com uma floresta amazônica digital, quizzes sobre sustentabilidade, espaços de descanso e ativações interativas, como uma casa na árvore e um balanço com imagens formadas por água. Também ocorre o “Tour Vivo Recicle”, incentivando o descarte de lixo eletrônico em lojas de São Paulo, com influenciadores e sorteio de ingressos para o Lollapalooza. Com essa ação, a empresa consegue tangibilizar seus valores para o público de forma orgânica e divertida. Consequentemente, a Vivo acaba promovendo uma memória afetiva e um maior conhecimento sobre a marca para esse indivíduo, o que pode ser determinante em momentos de decisão de compra.
Outro exemplo de estande que estará presente no Lolla 2025 e que demonstra como a marca entende como trabalhar com o consumidor atual é o da Smirnoff. Ela será a primeira marca de bebidas alcoólicas no mundo que oferecerá drinks não alcoólicos, como o Smirnoff Mule Zero Álcool. O espaço da marca contará com ativações interativas, spots instagramáveis e experiências imersivas, tornando a edição do festival inesquecível, demonstrando seu histórico de conexão com a essência inclusiva que a define e que estimula as pessoas serem quem elas querem ser.
Em conclusão, o comportamento do consumidor na era da informação está cada vez mais complexo e exigente, levando as marcas a repensarem suas estratégias de marketing. Com o aumento da saturação de informações e o constante bombardeio de publicidade, os consumidores passaram a buscar experiências mais autênticas, personalizadas e interativas, demandando maior transparência e um envolvimento real com as marcas. Assim, eventos como o Lollapalooza Brasil se apresentam como uma excelente oportunidade para as empresas se conectarem de maneira mais significativa com seu público, por meio de ativações criativas e experiências imersivas que vão além da simples exposição de produtos. Marcas como a Vivo e a Smirnoff exemplificam como adaptar suas estratégias para se alinharem aos novos comportamentos dos consumidores, oferecendo experiências memoráveis e refletindo seus valores de forma orgânica e envolvente. Dessa forma, as marcas não apenas ganham visibilidade, mas também fortalecem sua relação com o público, criando vínculos que podem influenciar diretamente suas decisões de compra.
Texto por: Luiza Gaertner