São Paulo Fashion Week: O Espetáculo que Celebra a Cultura, Diversidade e Inovação Brasileira

A São Paulo Fashion Week ocorreu na última semana e trouxe um espetáculo que celebra a cultura, diversidade e inovação brasileira.

Nesse sentido, o show de abertura do final de semana foi comandado pela Angela Brito Brand, marca fundada pela brasileira Angela Brito. Nesse viés, a marca valoriza a cultura local, visando incorporar elementos da cultura brasileira, de forma que promova a diversidade e riqueza do país com um aspecto moderno. Intitulada Criola, a coleção ocorreu no sábado, dia 12 de outubro, e teve como foco a beleza dos encontros entre os povos do Atlântico

Ademais, destaque-se que, no sábado às 16:00, o estilista Rafael Caetano, apresentou no Pavilhão das Culturas Brasileiras, um desfile de sua coleção em homenagem ao icônico desenhista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa. Juntamente com a Mauricio de Sousa Produções, a coleção teve o nome do ator e celebrou a vida dele com seus designs fazendo referências ao desenho que fez parte da infância de tantas pessoas.

Além disso, Sud foi anunciado como diretor criativo da linha ESSENCIAL da Silvério, uma marca já conhecida dentro do fashion business brasileiro. Também ressalta-se que Sud assinou a coleção Eros da Silvério juntamente com Rafael Silvério, professor da ESPM e sócio fundador e head de criatividade da marca desde 2014. Sendo assim, o desfile da coleção Eros ocorreu no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no dia 19 de outubro às 17:00.

No domingo, o evento foi aberto pela Amapô Jeans, marca fundada em 2004 por Carô Gold e Pitty Taliani e realizado no Pavilhão das Culturas Brasileiras. Falando mais sobre a marca, a palavra “Amapô” provém do pajubá e significa “mulher”, o que reflete no foco que a marca tem pelas peças femininas e sua representatividade. Em adição, a marca ganhou relevância por suas modelagens confortáveis e pela forma de utilização do jeans como matéria-prima principal.

Outro desfile que teve destaque no domingo foi o da Dendezeiro, que mostrou a coleção “Brasiliano: filhos do Sol”. No show, a marca focou em enaltecer a história do sertão através das peças e designs do desfile. Ademais, a Dendezeiro foi fundada pela dupla Hisan Silva e Pedro Batalha há três anos atrás e estreou na SPFW em 2022, com a coleção “Tabuleiro”, inspirada na culinária baiana e na cultura local. Sendo assim, fica claro o compromisso da marca de representatividade e celebração da cultura baiana, estado que ambos fundadores nasceram.

Portanto, o final de semana do maior evento de moda da América Latina encerrou com o show da coleção de verão 2025 do Lino Villaventura, que é um estilista brasileiro de destaque, cuja marca já possui 45 anos de história na indústria da moda e certamente é uma personalizada capacitada para fechar o final de semana da São Paulo Fashion Week.

Por fim, a importância e magnitude da SPFW em uma escala nacional e global fica evidente quando observamos os colaboradores e patrocinadores do evento, dentre eles o Mercado Livre, que entrou no calendário com um desfile multimarcas com curadoria de peças feita pelo estilista Daniel Ueda e o C6 Bank, que forneceu uma pré-venda exclusiva dos ingressos para clientes C6 Bank com 20% de desconto.


Texto por: Gabriel Monteiro

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