O Retorno das Angels

A Victoria’s Secret é considerada a marca mais lembrada no ramo de lingerie e beleza feminina, aos seus 47 anos é líder de mercado internacionalmente. Esse forte legado tem grande relação com o “Victoria’s Secret Fashion Show” (Show de Moda da Victoria’s Secret), um evento promocional anual em formato de desfile de moda que ocorreu desde 1995 até 2018. O evento se caracteriza além por sua fama, por contar com a performance dos cantores mais em alta do ano, celebridades convidadas, críticos de moda e as renomadas angels. 

As angels se tornaram a cara da Victoria’s Secret, são as modelos destaque da marca, estando entre as mais bem pagas e reconhecidas do mundo. Elas recebem esse nome por desfilarem com asas de anjo como acessório para as lingerie da VS. Dentre elas estão Gisele Bündchen, Naomi Campbell e Adriana Lima. Contudo, com as mudanças nos valores da sociedade, as angels passaram a se tornar referências no padrão de beleza tão fortes que a marca passou a receber críticas por propagar um padrão tóxico que não representasse as mulheres como um todo. Isso ocorreu em virtude do fato de angels serem apenas mulheres altas, extremamente magras, com determinado tamanho de sutiã, cabelo comprido, feições delicadas e ao mesmo tempo marcantes, o que passou a se tornar um gatilho para a saúde mental de muitos. 

Por conseguinte, cinco anos atrás, a Victoria Secrets anunciou o fim das tradicionais angels nas passarelas, por pressão por mais diversidade. A marca explicou o ato como uma tentativa de se posicionar contra o machismo e como o início da reforma de valores da VS. Depois do acontecimento, modelos plus size, da comunidade LGBTQIA+ e diferentes nacionalidades passaram a ganhar mais destaque, introduzindo uma estratégia de marketing e comunicação mais inclusiva. 

Entretanto, depois de muita pressão dos fãs da marca, esse ano foi anunciado que o show está de volta, porém desta vez seguindo o novo conceito de inclusão. Durante a sessão de perguntas no site, a marca se pronunciou: “Vimos o quão grande era a demanda pelo nosso desfile. E porque nos dedicamos a colocar o cliente no centro de tudo o que fazemos, estamos ansiosos para trazer de volta todo o glamour, asas, moda e entretenimento musical que nossos clientes têm pedido, com uma abordagem nova e moderna que reflete quem somos hoje”. O “Victoria Secrets Fashion Show 2024” vai acontecer em Nova York  no dia 15 de outubro às 16:00 (horário de Brasília). Por enquanto, foram anunciadas algumas modelos confirmadas no desfile: Gigi Hadid, Tyra Banks, Candice Wanepoel, Behati, Imaan Hammam, Grace Elizabeth, Devyn Garcia, Paloma Mija, Taylor Hill, Mayowa Nicholas, e por mais que não oficialmente, talvez a icônica Adriana Lima marcará presença na passarela, a marca e a própria têm exposto indiretas sobre a possibilidade. Além do mais, as cantoras que performaram são: Cher, Lisa do Black Pink e Tayla.

O tão esperado e comentado nos maiores jornais e revistas será transmitido ao vivo no Penn District em Nova York aberto para o público, oferecendo uma “experiência VIP”, food trucks, DJ e oportunidade para tirar fotos no “pink carpet” com fotógrafos profissionais. Enquanto isso, haverá eventos em 10 diferentes lojas pelo mundo como Toronto, Las Vegas, Miami, Chicago, dentre outras na América do Norte. Já de maneira remota, será possível acompanhar tudo, ao vivo também, na Prime Vídeo, YouTube, TikTok e Instagram.

Já a comunicação do desfile está sendo feita majoritariamente nas redes sociais da VS, como posts no Instagram anunciando aos poucos o casting ou vídeos no TikTok entrevistando as modelos que estarão presentes. Além disso, o slogan “We Are Back” (estamos de volta) está espalhado pela cidade de Nova York em outdoors, táxis e nos metrôs. Ademais, a marca também criou uma coleção limitada de peças que serão usadas pelas modelos no backstage e vendidas no site, acompanhada de diversas ativações sobre isso. 

Por fim, é possível perceber um grande impacto do Victoria Secrets Fashion Show 2024 no mundo do marketing ao analisar jogadas de diversas grandes marcas no tema.


Texto por: Luiza Gaertner

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