Com as inovações trazidas pelo mundo digital, as marcas enfrentam o desafio de não se perderem na impessoalidade da tecnologia, de forma a humanizar cada vez mais suas comunicações.
Sendo assim, agora é possível que os usuários possuam poder no processo de comercialização, e sempre busquem a melhor opção em um ambiente com diversas alternativas de marcas e produtos. Com isso, a tendência é que a maioria dos indivíduos escolha aquelas que fazem questão de entender as dores desse consumidor e demonstram preocupação caso o comprador possua insatisfações com o produto e até mesmo preze por defender questões relevantes para essas pessoas.
Desta forma, deixar de lado a burocracia e a inacessibilidade para migrar a métodos mais efetivos é necessário nesse processo de humanização. Por isso, as marcas que visam apenas vender independente do custo, produzem respostas negativas, de forma a afetar o posicionamento. Entretanto, a empresa para tratar seu cliente de forma individual e atender suas necessidades acaba por realizar um projeto integral de Branding e assim, aplicar novas estratégias de marketing, de maneira a torná-las menos invasivas.
Neste contexto, com intuito de apostar na sustentabilidade das ações, o Marketing Inbound e de Conteúdo são tentativas eficazes para realizar essa humanização. Assim sendo, o Inbound visa focar em um relacionamento de longo prazo com seus consumidores, construindo uma relação mais duradoura e menos superficial, além de prezar por construir a maior confiança com seu público. Junto a isso, o Marketing de Conteúdo também se adequa a algumas dessas características, focando na fidelização e credibilidade que querem transmitir a seus clientes.
Além disso, muitas marcas e negócios buscam pela personalização dos seus conteúdos e serviços, desta forma o indivíduo não se sente colocado na posição de apenas mais um cliente, concentrando-se em criar experiências adaptadas às necessidades, preferências e comportamentos individuais dos consumidores. Portanto, com o desenvolvimento dessas estratégias, o público se aproxima de maneira orgânica da marca e a tendência da compra de acontecer de maneira mais humanizada, se torna maior.
Texto por: Beatriz Bernardi