As estratégias de marketing por trás do sucesso do BBB24

O Big Brother Brasil é o reality show com maior audiência do país, produzido e exibido pela emissora Globo desde 2002. O programa é de origem holandesa, mas após o sucesso, canais do mundo inteiro compraram o formato, que consiste na exibição de em média 20 pessoas confinadas em uma casa, durante 3 meses, com câmeras vigiando durante 24 horas, onde os participantes ficam sem acesso ao mundo exterior. Outrossim, cabe destacar que ao decorrer das semanas os integrantes realizam provas, festas e dinâmicas, e votações. Desse modo, posteriormente, ocorre a disputa pelo voto do público, até que sobre apenas o vencedor, que atualmente ganhará o prêmio no valor de R$ 3 milhões. 

O grande sucesso garantiu até agora 24 edições, que atingiu alguns recordes no Guinness Book, como o programa de televisão que recebeu maior quantidade de votos do público (1,5 bilhões na 21ª edição). Nesse sentido, é importante analisar o seguinte questionamento: quais são as estratégias por trás desse enorme sucesso?

O BBB é transmitido em TV aberta, o que garante um maior alcance do público, já que a mesma está presente em 95% dos lares (IBGE 2018). No entanto, esse não é o único meio que o reality show é divulgado e o engajamento não depende apenas da Televisão. Desse modo, é a partir do alinhamento entre vários canais de comunicação que se cria um maior contato com o público, pois dessa forma é possível promover praticidade e satisfação ao telespectador.

Logo, a participação das marcas na exibição torna-se um ótimo meio de valorizar e fidelizar a imagem do programa ao cliente. Assim, o BBB utiliza muito desta integração, que implica na percepção que esses conteúdos estão por todos os lados, sempre no share of mind da população. Com isso, os meios digitais ganham cada vez mais importância para tal estratégia como YouTube, Instagram, Tik Tok, X, etc. Dessa forma, a comprovação disso é o GloboPlay, a plataforma de streaming da Globo, que ao assinar, o telespectador tem acesso ao pay per view muito mais a fundo do que pela TV aberta. 

Outra estratégia implementada na 20ª edição, é a separação dos participantes em grupos, nos quais os Camarotes são personalidades que já estão presentes na mídia (como influenciadores, atletas e atores), e os Pipocas são as pessoas que se inscreveram de fato. Dessa forma, o programa utiliza do marketing de influência dessas figuras públicas, que já têm uma base de fãs e curiosos que desejam se aproximar mais das personalidades. Além disso, cabe pontuar que essa técnica é principalmente focada no público jovem, que não tem o costume de assistir TV aberta, porém como consequência, são atraídos às telas. Ademais, até para a divulgação antes do início do programa, diversos influenciadores foram visitar e promover a casa que acontece o confinamento. 

Como consequência, o BBB ganha grande visibilidade e importância no mercado, o que atrai muitas empresas. Dessa maneira, a 24ª estreia obteve o marco de 20 marcas garantidas para a edição, de modo a considerar os patrocinadores principais e os que adquiriram espaço para merchandising. Para esta edição, a Globo aumentou o preço das cotas de patrocínio, que variaram de 20 até 114 milhões de reais, e garantiram contratos com o Mercado livre, Seara, Pantene e McDonald’s.

Desta forma, grandes patrocinadores comprovam a relevância do BBB para os negócios e para o público. Portanto, o Big Brother Brasil apresenta um alto índice de inovação que o torna referência em estratégias de marketing, de modo a se reinventar de acordo com as tendências do momento.


Texto por: Manuela Lopes

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