Você sabia que o Papai Noel se veste de vermelho por causa da Coca-Cola?

O Papai Noel nem sempre usou roupas vermelhas, o que é conhecimento de poucos. Assim, ele ficou conhecido por isso devido à campanha publicitária da Coca-Cola, que em 1931 contratou o artista sueco-americano Haddon Sundblom para pintar o senhor do Natal com roupas vermelhas, já que esse era conhecido por vestir roupas verdes. 

Além disso, a marca Coca-Cola, conhecida mundialmente por seu refrigerante sabor cola e por suas publicidades super criativas, não só criou a imagem do Papai Noel que é conhecida na atualidade, como também utilizou dela como símbolo da marca. Com isso, a empresa, na época, utilizou as pinturas do Noel de Haddon para artigos publicitários em revistas, outdoors, displays de loja e até calendários, o que demonstra a efetividade de uma comunicação realizada de maneira estratégica. Desta forma, o sucesso do velhinho de barba, que toma Coca-Cola, foi tão grande, que quando o Papai Noel aparecia nessas propagandas sem sua aliança, por exemplo, a empresa recebia cartas de fãs com perguntas sobre o que teria acontecido com a Mamãe Noel. 

Assim, podemos ver que de forma extremamente estratégica, a Coca-Cola se posicionou como a marca do Natal e, ao mesmo tempo, contribuiu para a construção da imagem “mágica” dessa época do ano, o que tornou-se possível devido à realização de diversas peças publicitárias, que visam mexer justamente com as emoções das pessoas. Um exemplo disso, é o vídeo da campanha de Natal de 2022 “Juntos a magia acontece”, que conseguiu trazer o sentimento de família, união, solidariedade e magia.

Ademais, outra promoção feita pela marca de refrigerantes que mexe com a “magia”, é o evento “Caravana da Coca-Cola”, que consiste em 5 caminhões decorados de enfeites natalinos, luzes coloridas e a presença de figurantes de Papai Noel e Mamãe Noel. Além disso, a campanha tem duração de 58 dias e acontece em 70 municípios de 7 estados diferentes do Brasil. 

Portanto, a Coca-Cola não é somente uma empresa que produz refrigerantes, ela também é uma agência de publicidade. Para mais, é impressionante como a companhia conseguiu relacionar seu produto e história com uma data comemorada no mundo inteiro e ainda se tornar símbolo dela. 


Texto por: Viviany Tiemi.

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