Wrapped Spotify: a sacada de marketing

Um dos momentos mais esperados do ano para os usuários do Spotify chegou nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, o Wrapped, com o conceito “Dar a Real”. Assim, o mesmo conta com as músicas e artistas que os usuários mais ouviram, além de mostrar a porcentagem total dentre os ouvintes e outros dados que a plataforma disponibiliza, porém edição deste ano contou com novas dinâmicas e interações.  

Ademais, a diretora criativa global do Spotify, Marie Roenn, optou por formatos orgânicos para assim celebrar as coisas reais, visto que isso traria movimento, o que incrementaria sobre o conceito e captaria mais a atenção do usuário com os insights de sua conta que geram um sentimento de individualidade e pertencimento a grupos específicos. Além disso, um diferencial que também teve na edição deste ano foi a realização de um vídeo como se fosse a ligação para aqueles fãs que os tiveram como mais ouvido, isso para atrair o fã de seu artista preferido e consequentemente para impulsionar com que os usuários da plataforma acessem para ver sua retrospectiva.

Outrossim, a retrospectiva do Spotify surgiu em 2015, e isso foi o que levou a app a sair de 15 colocado para segundo em número de downloads poucas horas após seu lançamento. Ademais, isso se tornou possível devido a estratégia de usar a database de seus usuários e apresentar a eles de forma interativa, o que fez do Spotify uma empresa a servir de incentivo para as outras empresas também aderirem às suas estratégias.

Além disso, o Spotify é considerado pioneiro em compartilhar os principais insights de seu comportamento. Por isso, algumas pessoas diriam que a estratégia do Spotify de pegar os dados de seus usuários e disponibilizá-los a eles seria arriscada, visto que fica evidente que a empresa coleta e armazena as informações pessoais dos usuários com o objetivo de promover a plataforma. Porém, eles conseguiram usufruir disso para o crescimento da mesma, o que foi um sucesso por causa da utilização de dados inteligentes para gamificação, criação de hype e previsibilidade de mercado e recursos personalizados gratuitos para cada usuário. 

Além disso, o wrapped do Spotify é uma ação de oportunidade de marketing, que tem como objetivo a criação de conteúdos estratégicos que acompanham as tendências do momento. Logo, muitas empresas adotam por ser a ação que aumenta o buzz, compartilhamento, em torno da marca, visto que é a forma de que diferentes segmentos se comunicam com seu público alvo de maneira descontraída. 

Segundo o livro do Kotler, as tendências surgem a partir de ações em que várias pessoas acreditam que sejam interessantes ou relevantes para elas e acabam por replicar o comportamento massivo, e o Wrapped funciona desse modo. Assim, o Spotify divulga a retrospectiva e com isso os usuários são encaminhados a postarem seus insights em suas redes sociais, o que gera ao spotify mídia orgânica, já que eles não pagam por essa divulgação. Em suma, isso motiva também outras pessoas a postarem também, já que assim teriam a sensação de pertencimento, e isso explica o boom em downloads do Spotify em 2015, quando a mesma fez a Retrospectiva pela primeira vez.


Texto por: Rafael Paris

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