O marketing na São Paulo Fashion Week: criador de tendências

Entre os dias 8 e 12 de novembro ocorreu a 56° edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), considerada a quinta maior feira de moda do mundo e a maior do Brasil. Desse modo, contou com a presença de 38 marcas nacionais, diversos modelos, celebridades e especialistas da área.

 O evento tem como objetivo, divulgar o trabalho de estilistas brasileiros e promover a inovação na moda, ou seja, carrega grande importância. Com isso, diversas marcas veem como uma oportunidade de marketing, ao apoiar e incentivar as tendências do mundo da moda. 

Além disso, as passarelas da Fashion Week sempre foram marcadas por criar tendências e nessa edição não foi diferente, o vermelho estava muito presente nas roupas e nas maquiagens, nos batons e bochechas marcadas. Com isso, a Sony Pictures Brasil, traz a referência a isso, com o filme Napoleão, que será estreado no dia 23 de novembro, com a ação interativa que traz elementos icônicos do estilo elegante do império francês, assim, oferece a experiência de sentar no trono e usar o chapéu de Napoleão.

Outra marca que entrou nas tendências, foi a Suvinil, que apostou em dar destaque a cor do ano de 2024, a coloração denominada “Conforto”, que é um tom de azul pacífico, assim a cor protagoniza o Espaço Conforto, um local para que as pessoas pudessem descansar durante a agitação do SPFW. Sendo assim, como a moda, hoje em dia, está muito ligada ao estilo com conforto, a gerente de marketing da Suvinil, achou que seria um casamento perfeito com o evento e a forma de destacar a importância das cores:

“As cores têm o poder de influenciar as nossas sensações, seja para nos acalmar e acolher, seja para nos estimular. No caso do Espaço Conforto, que montamos para a SPFW, mostramos como o azul que elegemos como a cor do ano que vem gera uma sensação de conforto, como seu próprio nome implica. Esse sentimento pode ser muito bem-vindo durante o essa semana de moda em São Paulo”, disse ela, ao relatar sobre o assunto.

Nessa mesma linha, a Eudora se destacou com o movimento Start with make, com o objetivo de incentivar a começar o visual pela maquiagem, o que faz jus às tendências de maquiagens marcantes e ousadas nas passarelas.Desse modo, para dar continuidade a campanha, apostou nas trends de beleza do momento para os desfiles das marcas SAU e Apartamento 03, ao explorar uma pele natural e brilhante, inspirações nos anos 2000, e batom vermelho forte. Ademais, para assistir os desfiles, trouxe 8 influencers, vestidas apenas com um roupão preto, assim visa destaque às maquiagens, como a marca apelidou, “vestida de maquiagem”.

Em conclusão, ao apoiar um evento desta magnitude e acompanhar as tendências do momento, marcas como Sony, Suvinil e Eudora, observam a oportunidade de marketing, já que a São Paulo Fashion Week é um evento tão importante para moda e que pessoas muito influentes frequentam. Assim, gera um posicionamento positivo para as marcas estarem por dentro das tendências e apoiarem a moda nacional.


Texto por: Manuela Lopes

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