Halloween: uma oportunidade para o marketing

O Halloween vem há anos a se tornar cada vez mais presente no Brasil, sendo popularmente chamado de “Dia das Bruxas”, e as empresas estão cada vez mais presentes nesta data comemorativa por meio de ações de marketing. Assim, a  cada ano mais campanhas tematizadas e voltadas para a comemoração dessa data festiva surgem durante todo o mês de outubro, a mostrar como cada marca consegue se flexibilizar para comunicar determinada temática.

Dessa forma, essas marcas entendem que o Dia das Bruxas é uma data comemorativa global celebrada por milhões de pessoas em todo o mundo, a tornar um momento importante para lançar campanhas estratégicas, e oferecer oportunidades para as marcas utilizarem da tematização para apresentar mensagens divertidas, tanto nas mídias sociais, como em promoções e anúncios de vídeos, por exemplo.

Assim, em diversos setores, o Halloween foi celebrado nesse mês de outubro de 2023 de maneiras mais diversas e criativas. Para exemplificar, a Sephora, por exemplo, trouxe a comemoração em forma de evento, o Baile de Halloween da Sephora, que uniu a indústria da moda e beleza, com o intuito de relacionar as maquiagens expressivas desse período festivo com os cosméticos que são vendidos pela marca. Em paralelo, o evento contou com mais de mil convidados relacionados com a marca; 23 patrocinadores; apresentações de grandes nomes como Xuxa, Ivete Sangalo e Pedro Sampaio; além do grande engajamento nas mídias, com um sucesso similar da edição de 2022.

“Decidimos abraçar a celebração desta festa que não era tão tradicional no país porque está muito conectada com a nossa marca, por meio da maquiagem e autoexpressão”, comenta Domenicis. “Hoje, percebemos que já se tornou um pilar estratégico para movimentar a economia no segmento de beleza e eventos no mês de outubro.” finaliza.

Ademais, no setor de bebidas foram bastante executadas campanhas com a utilização de produtos, como por exemplo, a Starbucks, que costuma trazer refrescos tematizados para eventos festivos, e no Halloween não poderia ser diferente, a marca trouxe 3 bebidas novas ao menu, que conecta os consumidores ao clima no mês de outubro. 

Ainda no setor de bebidas, a Fanta trouxe um produto novo, a Fanta Mistério, com embalagem e sabor diferente para o refrigerante. Entretanto,  por se tratar de um produto visto pelos consumidores como complementar, foi optado pela marca a realização de Cross Marketing, que trouxe diversas colaborações da Fanta Mistério com marcas de fast food. Logo, o McDonald’s foi uma delas, que trouxe um combo temático de Dia das Bruxas, e como bebida, o novo produto da Fanta, além da Bob’s, outra empresa do segmento, com quem a marca de refrigerantes fez cross marketing, porém dessa vez trouxe tematizações nos restaurantes, a apostar em novas maneiras de apresentar o produto. Além disso, a Domino’s Pizza também fez a colaboração este mês, que optou por combos com a nova pizza de massa preta com a Fanta Mistério.

Na mesma linha, a Fini também optou por um Cross Marketing, mas de maneira mais inusitada, a apostar no setor de roupas, juntamente com a Reserva Mini, que trouxe estampas tematizadas para suas roupas com imagens das famosas balas. Ademais, no setor de entretenimento, a HBO Max optou por uma abordagem mais nostálgica, que trouxe clássicos de terror para seu catálogo, a manter a marca no clima de Halloween e se comunicar com seu público.

Portanto, percebe-se que o marketing e a comunicação são essenciais para as marcas nesta data comemorativa, sempre a visar pela aproximação do consumidor com a marca das maneiras mais criativas e diversas.


Texto por: Ian Shimba

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