Indústria Cinematográfica: um sentimento para além das telas.

Em um mundo em que vídeos de quinze segundos têm sido o entretenimento preferido por boa parte dos jovens, os profissionais da indústria do cinema encontram-se em um impasse para conseguir captar essa geração para as horas de duração que seus filmes possuem. Além do conteúdo rápido que as redes sociais vêm oferecendo, essas também apresentam aos seus espectadores diversos nichos em apenas alguns cliques, o que é capaz de mantê-los entretidos por diversas horas com a impressão de que apenas alguns minutos se passaram. Nesse contexto, como fazer com que filmes insiram-se na cultura midiática de forma a entreter a massa de jovens acostumados com o deslize rápido das telas, mas sem perder sua essência de longa duração?

A princípio, filmes são representações visuais e artísticas da sociedade que os englobam, sendo, portanto, produtos culturais. Nesse sentido, esses são feitos já pensando em um público específico a ser atingido, sendo segmentados, principalmente, por país, gênero e idade. Dessa forma, a realidade que as obras transpassam são direcionadas a um público específico, assim como o marketing dessas produções. No entanto, por ser um produto cultural, cada filme tem sua identidade própria, o que faz com que os mesmos construam ao redor de si uma aura criativa que, quando traduzida em suas estratégias publicitárias, resultam em grandes sucessos de bilheteria pois geram identificação com o público que visa atingir. 

Dessa forma, compreende-se que o marketing de um filme resume-se a criar uma identidade de marca instantânea ao redor do mesmo, gerando, assim, algo com que o público-alvo possa se identificar para que esse tenha mais interesse em passar horas assistindo uma produção sobre um único tema do que destrinchando a internet em vídeos curtos sobre vários tópicos. Isso se mostra à prova em grandes franquias de marca como os filmes da Marvel, com foco para a série de filmes ”Vingadores”, em que a produção final tinha tamanha identificação e carinho dos consumidores com os personagens chegando ao ponto em que esses frequentavam os cinemas vestidos com as roupas características dos mesmos.

Assim, conclui-se que atualmente há uma enorme concorrência quando se trata da indústria cinematográfica, principalmente na questão da divisão de atenção dos jovens. Nesse âmbito, filmes são produzidos baseados na sociedade em que estão inseridos, criando uma identidade própria e sendo direcionados a um público específico, e assim o marketing ao redor dos mesmos deve seguir essa linha, mas ir além: deve criar algo para esse público se identificar. Dessa maneira, os espectadores desenvolvem um sentimento de pertencimento e ficam mais propensos a passar horas sentados assistindo-as, afinal eles fazem parte desse universo.


Escrito por: Manuela Milan

Se inscreva na nossa Newsletter

Seja notificado semanalmente dos novos conteúdos produzidos pela equipe da ESPM Jr. acerca de marketing e tendências do mercado!

Ao prosseguir, você concorda com nossa Política de Privacidade.