O Met Gala é um dos mais prestigiados eventos do mundo da moda e ocorre todos os anos na primeira segunda-feira do mês de maio, tendo como o principal objetivo angariar fundos para o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, em Nova York. O evento é organizado pela editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, e é conhecido pelos tapetes vermelhos cheios de celebridades que usam looks icônicos, seguindo o tema do ano.
Desta forma, no evento de 2023 que ocorreu essa semana, Anna Wintour contou com as atrizes Penélope Cruz e Michaela Coel, com o tenista Roger Federer e com a cantora Dua Lipa como anfitriões. Assim, a Anna é responsável por organizar a lista super disputada de convidados, que conta com cerca de 600 pessoas e é sigilosa até a noite anterior ao evento. Por esse motivo, o público sempre coloca uma grande expectativa, de modo que esperam grandes personalidades e momentos marcantes, já que os últimos anos foram espetaculares. Alguns destaques da noite foram Gisele Bundchen, Anita, Cardi B e Rihanna.

Assim, levando em consideração que o Met Gala apresenta a moda e alta-costura de um designer específico ou de um movimento de moda, o tema desse ano foi Karl Lagerfeld, um dos designers de moda mais influentes do mundo, que foi diretor criativo da Chanel por décadas, passou por casas como Balmain, Chloé e Fendi e fundou sua própria marca “Karl Lagerfeld”. Desse modo, ele faleceu em 2019, aos 85 anos, com diversas contribuições inestimáveis para o mundo da moda, mas algumas falas do estilista ao longo dos anos polemizaram sua carreira, tais como comentários ofensivos, apropriação cultural, uso de peles animais e conflitos com outras pessoas influentes no ramo. Apesar de toda essa situação, é inegável a importância do designer nesse mundo da moda e ele é lembrado como um dos mais criativos e icônicos de todos os tempos. Por isso, o Met Gala geralmente gera controvérsias e discussões sobre os temas e escolha de convidados.

Ademais, estrategicamente pensando, o marketing do Met Gala é muito sofisticado e elaborado, de forma que consegue promover tanto o evento em si, como a marca do Metropolitan Museum of Art. Entretanto, para o evento chegar nesse patamar foi necessário definir algumas ideais. Em primeiro lugar, foi decidido a questão de possuir um tema, já que isso gera muito interesse e engajamento do público, especialmente com a intensa divulgação nas redes sociais. Com foco nesse objetivo, o Met Gala conta todos os anos com muitas celebridades e personalidades influentes da moda e do entretenimento, o que amplifica o alcance e aumenta mais ainda a visibilidade da marca, levando em consideração que as pessoas que os acompanham e gostam do ramo da moda engajam muito nas redes sociais, especialmente no Instagram e TikTok, trazendo esse assunto à tona. Além disso, o evento conta com um alto número de patrocinadores e parceiros, que geralmente investem grandes quantias de dinheiro para associar as marcas ao evento. Mas, não é possível deixar de citar a extensa cobertura da imprensa internacional, o que inclui revistas de moda, jornais e sites de notícias, que sempre se fazem presentes em entrevistas com celebridades, análises de looks e comentários sobre o tema.
Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais o Met Gala faz tanto sucesso e a combinação única de celebridades, moda, caridade e criatividade ajudam a criar uma grande expectativa em torno de um dos eventos mais aguardados do ano.