Met Gala 2023: celebridades, moda e marketing

O Met Gala é um dos mais prestigiados eventos do mundo da moda e ocorre todos os anos na primeira segunda-feira do mês de maio, tendo como o principal objetivo angariar fundos para o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, em Nova York. O evento é organizado pela editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, e é conhecido pelos tapetes vermelhos cheios de celebridades que usam looks icônicos, seguindo o tema do ano. 

Desta forma, no evento de 2023 que ocorreu essa semana, Anna Wintour contou com as atrizes Penélope Cruz e Michaela Coel, com o tenista Roger Federer e com a cantora Dua Lipa como anfitriões. Assim, a Anna é responsável por organizar a lista super disputada de convidados, que conta com cerca de 600 pessoas e é sigilosa até a noite anterior ao evento. Por esse motivo, o público sempre coloca uma grande expectativa, de modo que esperam grandes personalidades e momentos marcantes, já que os últimos anos foram espetaculares. Alguns destaques da noite foram Gisele Bundchen, Anita, Cardi B e Rihanna.

Assim, levando em consideração que o Met Gala apresenta a moda e alta-costura de um designer específico ou de um movimento de moda, o tema desse ano foi Karl Lagerfeld, um dos designers de moda mais influentes do mundo, que foi diretor criativo da Chanel por décadas, passou por casas como Balmain, Chloé e Fendi e fundou sua própria marca “Karl Lagerfeld”. Desse modo, ele faleceu em 2019, aos 85 anos, com diversas contribuições inestimáveis para o mundo da moda, mas algumas falas do estilista ao longo dos anos polemizaram sua carreira, tais como comentários ofensivos, apropriação cultural, uso de peles animais e conflitos com outras pessoas influentes no ramo. Apesar de toda essa situação, é inegável a importância do designer nesse mundo da moda e ele é lembrado como um dos mais criativos e icônicos de todos os tempos. Por isso, o Met Gala geralmente gera controvérsias e discussões sobre os temas e escolha de convidados.

Ademais, estrategicamente pensando, o marketing do Met Gala é muito sofisticado e elaborado, de forma que consegue promover tanto o evento em si, como a marca do Metropolitan Museum of Art. Entretanto, para o evento chegar nesse patamar foi necessário definir algumas ideais. Em primeiro lugar, foi decidido a questão de possuir um tema, já que isso gera muito interesse e engajamento do público, especialmente com a intensa divulgação nas redes sociais. Com foco nesse objetivo, o Met Gala conta todos os anos com muitas celebridades e personalidades influentes da moda e do entretenimento, o que amplifica o alcance e aumenta mais ainda a visibilidade da marca, levando em consideração que as pessoas que os acompanham e gostam do ramo da moda engajam muito nas redes sociais, especialmente no Instagram e TikTok, trazendo esse assunto à tona. Além disso, o evento conta com um alto número de patrocinadores e parceiros, que geralmente investem grandes quantias de dinheiro para associar as marcas ao evento. Mas, não é possível deixar de citar a extensa cobertura da imprensa internacional, o que inclui revistas de moda, jornais e sites de notícias, que sempre se fazem presentes em entrevistas com celebridades, análises de looks e comentários sobre o tema. 

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais o Met Gala faz tanto sucesso e a combinação única de celebridades, moda, caridade e criatividade ajudam a criar uma grande expectativa em torno de um dos eventos mais aguardados do ano.

Se inscreva na nossa Newsletter

Seja notificado semanalmente dos novos conteúdos produzidos pela equipe da ESPM Jr. acerca de marketing e tendências do mercado!

Ao prosseguir, você concorda com nossa Política de Privacidade.