A estratégia que a Fiat usou para voltar todos os olhares para seu novo carro “topo de linha”.
A famosa montadora italiana sempre chamou atenção com suas propagandas perspicazes, o que a permite gerar, de forma contínua, uma alta visibilidade em seus lançamentos. Já sua nova estratégia, para o modelo Fastback, conseguiu efetuar de forma ainda mais brilhante esse feito, o que gerou uma mídia espontânea para a marca.
Esse tipo de técnica (mídia espontânea) ocorre quando os consumidores divulgam um produto ou uma marca de forma orgânica, de modo a efetuar uma publicidade sem que a empresa tenha investido nenhum valor por esse serviço. Sendo assim, é uma ferramenta fantástica para empresas e, como não é algo simples de ser realizado, colabora para um maior destaque da Fiat.
Nesse sentido, essa estratégia de marketing decorreu da seguinte forma: a empresa divulgou imagens inéditas do carro, que, pelo seu design arrojado, já chamava atenção, e afirmou que ele não se encontrava em território brasileiro. Porém, a verdade é que diversas unidades já estavam rodando no país e, como resultado, milhares de vídeos e fotos foram postados como “furo de reportagem”. Sendo assim, as pessoas deduziram que foram as primeiras a vê-lo, fator que as incentivou a divulgar imagens do carro na internet, o que geraria um alto engajamento pessoal, mas acabou por causar, principalmente, uma altíssima promoção da própria marca devido aos “pseudo pioneiros”.
Como resultado dessa incrível estratégia, a Fiat divulgou que, nos primeiros 10 dias, 5400 unidades do novo veículo foram vendidas. Além disso, por conta desse movimento, o Fastback, mesmo recente no mercado, conseguiu uma grande repercussão, o que colaborou para uma maior visibilidade em comparação aos seus concorrentes T-cross, Creta e HR-V.
Escrito por: João Pedro Scozzafave Salomão.