Storytelling consiste na prática de contar uma boa história, a fim de reter a atenção do interlocutor, fazendo com que ele se envolva emocionalmente ou se identifique com a narrativa. Dessa forma, nosso senso de empatia e de vivenciar emoções é estimulado através das palavras ou instrumentos audiovisuais. O ser humano estabelece ligações interpessoais através do ato de contar histórias, por isso, esse método é utilizado como uma estratégia de marketing.
Como funciona o Storytelling?
Por se tratar de uma estratégia de Marketing, a história que será contada precisa gerar um grande interesse no interlocutor e, para que isso aconteça, existem alguns elementos que podem ajudar a cativar o cliente. Esses elementos são:
- Identificação: usar algum tipo de gatilho para que o leitor se identifique com as situações que se passam na história, criando assim um vínculo emocional. Pode ser tanto colocar um inimigo em comum, quanto histórias sobre o crescimento profissional até chegar no sucesso pessoal;
- Curiosidade: trazer informações extras sobre a empresa ou produto provocando um envolvimento através do suspense;
- Jornada do herói: trata-se de etapas que o protagonista passa até se tornar um herói. Muitas vezes essa técnica envolve histórias de superação.
Como o Storytelling afeta o cérebro humano:
- Materializa ideias: histórias ativam partes do cérebro que fazem com que o ouvinte transforme essa narrativa em uma experiência própria. Isso acontece através de um processo chamado acoplamento neural;
- Compartilhamento: o ato de se relacionarem com alguma história ou se comover de alguma forma acelera o processo de compartilhamento, pois o efeito emocional que a história traz faz com que as pessoas sintam a necessidade de compartilhar, atingindo mais pessoas;
- Lembrança: ao experienciar um evento emocionalmente carregado, o cérebro humano libera dopamina no sistema neurológico, tornando mais fácil de recuperar essa lembrança com maior precisão.
Tríade que compõe o Storytelling:
Os elementos de sustentação dessa estratégia são:
- Técnicas narrativas: caminhos conceituais que sustentarão o conteúdo da história;
- Conteúdo narrativo: o contexto, a moral ou a ideia que será explorada pelo Storytelling;
- Fluidez: para uma história fazer sentido e ser impactante, ela precisa ser contínua e seguir uma linha de raciocínio cronológica. É necessário que a história não seja interruptiva, mas sim homogênea para aproximar e impactar a audiência.
Vantagens do Storytelling para a empresa:
- Humanização: por se tratarem de pessoas, as histórias possuem um poder de humanização. Para uma marca, é essencial que exista essa visão humana por parte do público-alvo, uma empresa que se preocupa e se conecta com seus consumidores;
- Persuasão: ao analisar a maneira que o Storytelling impacta o cérebro, é possível observar que essa estratégia possui uma técnica de convencimento, e convencer pessoas aumenta as vendas e fideliza clientes;
- Lembrança: para uma marca, ser lembrada pelo público é essencial, e através do Storytelling as empresas ganham credibilidade, fazendo com que elas sejam lembradas.
Como utilizar:
Por estar relacionado com o marketing de uma empresa, existem várias maneiras que essa estratégia pode ser explorada. Algumas dessas maneiras são:
- Artigos para o blog;
- Vídeos;
- Email marketing;
- Estudos de casos;
- Palestras.
Texto por: Athina Zapparoli